18 de maio

18 de maio

O dia 18 de maio é oficialmente reconhecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 9.970/2000. A data simboliza a luta pelos direitos de meninos e meninas à dignidade, à integridade física e emocional, e à vivência segura da infância e adolescência.

A escolha da data faz referência ao caso de Araceli Crespo, uma criança de 8 anos brutalmente violentada e assassinada em 1973, no Espírito Santo. O caso, que até hoje permanece impune, tornou-se símbolo da urgência em combater todas as formas de violência sexual contra crianças e adolescentes.

A proteção contra a violência sexual é uma bandeira da Fundação Abrinq desde sua criação. Ao longo dos anos, a organização investiu recursos e implementou diversas ações para prevenir novos casos e garantir que nenhuma criança tenha sua infância marcada por essa violação.

Campanha Pode Ser Abuso: conscientização e prevenção desde 2018

Lançada em 2018 pela Fundação Abrinq, a campanha Pode Ser Abuso é uma iniciativa de conscientização voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O objetivo principal da campanha é informar a sociedade sobre os sinais do abuso sexual, desmistificar o tema e estimular atitudes de proteção, escuta ativa e denúncia. Por meio de conteúdos educativos e materiais de apoio, a iniciativa contribui para romper o silêncio que, muitas vezes, permite que essa violência continue ocorrendo de forma invisível.





Baixe os materiais e participe da campanha

A Fundação Abrinq disponibiliza materiais gratuitos e atualizados sobre o tema, como cartazes, banners e posts para redes sociais. Ao utilizar os materiais, você ajuda a conscientizar mais pessoas sobre esta triste realidade e fortalecer a rede de enfrentamento à violência sexual contra as crianças e os adolescentes.

Compartilhe nas suas redes sociais, marque a @fundacaoabrinq e utilize a hashtag #PodeSerAbuso. Faça a diferença e ajude a proteger mais crianças e adolescentes em todo o Brasil!

Veja quem já participou da campanha

Desde a sua criação, a campanha Pode Ser Abuso já contou com a adesão e participação ativa de diversos artistas e influenciadores, como você pode ver abaixo.

E muitos outros!

Fundação Abrinq

Com o compromisso de garantir os direitos de todas as crianças e todos os adolescentes no Brasil, a Fundação Abrinq atua, desde 1990, como uma ponte entre quem deseja ajudar e quem mais precisa de ajuda.

Com o apoio de doadores e parceiros, trabalha para assegurar o acesso à Educação de qualidade, Saúde e Proteção contra violências e outras fragilidades que atingem a infância e adolescência.

No dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Fundação Abrinq intensifica as suas ações e une forças com escolas, prefeituras, empresas e a sociedade civil para enfrentar esta grave violação de direitos.

A Fundação entende que para todos os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes serem identificados, interrompidos e denunciados, e para que o acompanhamento e encaminhamento adequado seja dado às vítimas e também aos agressores, é necessária uma contínua conscientização e mobilização pública. Só assim, todas as crianças poderão aproveitar a infância de forma segura e feliz, como deve ser.

Saiba mais sobre a instituição em www.fadc.org.br.

Torne-se um doador mensal e ajude a transformar a realidade de milhares de crianças e adolescentes no Brasil. Clique aqui para fazer a diferença.